5 jogos para desenvolver o raciocínio filosófico
Embora a Filosofia, enquanto disciplina acadêmica, exija de nós um conteúdo específico, como conhecimento de certos temas clássicos e de autores canônicos, devemos perceber que o ensinar a filosofar também envolve o desenvolvimento de certas categorias do pensamento que são fundamentais para a reflexão filosófica. Como estratégia didática, os jogos acabam sendo uma ótima opção. Segue então uma lista de jogos que pesquisei nos últimos tempos, alguns que encontrei sozinho, outros que recebi por indicação de outros professores.
Jogos para desenvolver a comunicação e o vocabulário
Não adianta, ensinar filosofia envolve aumentar o vocabulário e a capacidade de expressar-se adequadamente.
O Scrabble pode ser um jogo extremamente útil neste sentido: nele, os jogadores são estimulados a criar palavras a partir de 7 letras que são sorteadas e das que já foram colocadas no vocabulário. Certamente criar palavras pequenas, como “pai” ou “mar”, é uma estratégia possível, mas com o passar do tempo eles começam a perceber que palavras maiores, especialmente aquelas com letras como “z”, “h”, “x” valem mais, dada a dificuldade, o que é um estímulo. Será hora de recorrer ao dicionário, e claro, pensar sobre os significados dos termos. O jogo ainda auxilia com o entendimento da formação de palavras, já que se alguém acrescentar um prefixo ou sufixo a uma palavra já existente, também pontuará.
Já o jogo “Hora do Rush” é originalmente um jogo de lógica, para ser jogado individualmente. No entanto, a sugestão do prof. Tomás Carneiro é que ele possa ser jogado em grupo. Desta forma, os jogadores serão obrigados a comunicar uns com os outros as melhores estratégias para suas jogadas. Acaba, então, que os alunos são estimulados a se comunicar, mas ainda a se comunicar de modo lógico, mostrando as estratégias utilizadas.
Jogos de raciocínio lógico
O Jogo das Inferências, por sua vez, convida o participante a ser um pequeno Sherlock Holmes. Com 50 cartas que incluem situações e perguntas, o jogador precisa deduzir, a partir de inferências do texto, uma resposta. Naturalmente, este jogo também treina muito a interpretação de texto.
Ubongo é um jogo que mistura a emoção dos jogos de dados e de conquistas de diamantes com o desafio de montar figuras com blocos determinados, no estilo tetris. Vou deixar esse review do TurnoBGames, junto com todas as regras.
Jogos de Ética
Por fim, o Jogo dos Dilemas é muito útil para estimular a pessoa a pensar sobre a consequência de suas ações. Ao ser convidada a refletir sobre as suas ações em diversas ocasiões cotidianas, a pessoa pode ser estimulada por um filósofo a pensar sobre os fundamentos em que pauta a sua vida, e como a coerência entre esses fundamentos e a sua prática é importante.